Pgina Inicial  
revistas artigos autores noticias  
Página Inicial
Direcção e Redacção
Conselho de Redacção
Estatuto Editorial
Condições de assinatura para 2014 e 2015
Edições noutros países
Livrarias onde Adquirir
Publicações Communio
Nota Histórica
Ligações
Contactos
Pesquisa
Tema da Revista
Titulo do Artigo
Autor
Ano IX • 1992-08-15 • nº 4 • Julho/Agosto
A Nova Evangelização
 
palavra-chave
 
   

artigos
Nova evangelização da Europa • pág 293
Lehmann, Karl
Nova evangelização e cultura • pág 299
Farias, José Jacinto Ferreira de
Dar nova força à Boa Nova. Significado da reevangelização e inculturação da Europa • pág 308
Lobkowicz, Nikolaus
Uma nova definição de missão. Do Ad gentes e Evangelii nuntiandi à Redemptoris missio • pág 322
Degrijse, Omer
Projectos de evangelização para este tempo • pág 330
Rocha, Georgino
Ama para que entendas. A hermenêutica cristã do mundo • pág 347
Marion, Jean-Luc
Oração pela Communio • pág 354
Balthasar, Hans Urs von
Cristo, a arte e o laicado em S. Bernardo de Claraval • pág 355
Abreu, José Paulo Leite de
Igrejas não calcedónicas. Antigas e recentes • pág 364
Halleux, André de
Para uma nova evangelização. Iniciativas pastorais • pág 376
Sousa, José Carlos da Silva
Belchior, Maria de Lurdes
Falcão, D. Manuel


apresentação

H. NORONHA GALVÃO

As expressões Nova evangelização e Inculturação estão íntimamente relacionadas. Ambas foram cunhadas em definitivo, na actual linguagem da Igreja, pelo Papa João Paulo II. Tornaram-se, assim, orientadoras para o modo de presença eclesial num mundo em que as diversas comunidades humanas e as culturas tomam crescente consciência de si, ao mesmo tempo que, pelo seu conhecimento e reconhecimento mútuos, dão rosto à civilização planetária que surge.
Não é fácil reflectir sobre realidades que são muito novas em toda a influência que hoje exercem. Mesmo assim, não quis a revista COMMUNIO deixar de contribuir para aprofundar o programa da Nova Evangelização, e ilustrá-lo com algumas das suas recentes realizações. Os contributos que recolhemos são, na sua maior parte, de cunho pastoral. Karl Lehman, bispo de Mainz e Presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, diz-nos em que consiste a Nova Evangelização para a Europa; uma reflexão retomada por Jacinto de Farias de forma mais geral e relacionando Nova Evangelização e Cultura, o que, por sua vez, encontra prolongamento nos novos dados expostos por  Nicolaus Lobkowicz.
Em que consiste, porém, a missão que o anúncio do Evangelho implica e supõe? Desde o decreto conciliar Ad gentes , passando pela exortação apostólica pós-sinodal Evangelii nuntiandi, de Paulo VI, até à encíclica de João Paulo II Redemptoris missio, se tem vindo a definir a dimensão missionária da Igreja, e a insistir na urgência em que a Igreja responda a essa sua dimensão essencial com empenhamento renovado (artigo de Omer Degrijse).
Não é só de hoje a presença da Igreja ao mundo dos homens. A sua missão  apenas se pode realizar, assumindo a memória do passado e colhendo aí a experiência histórica que a guie no presente. Para a missionação de Portugal, a figura de S. Bernardo de Claraval e a Ordem de Cister surgem como "ponto de referência e marco profético" de muitas tarefas com que a Igreja  continua a ver-se confrontada, como nos mostra Paulo Abreu. Na linha do tema do fascículo anterior, André de Halleux, no seu estudo "Igrejas não calcedónicas, antigas e recentes", defronta-nos com toda a complexidade de uma situação eclesial em que conflitos mal resolvidos ainda perduram. Nova Evangelização significa, também, encontrar caminhos novos que permitam resolver problemas antigos.
É-nos já possível referir uma rica gama de iniciativas pastorais que procuram dar resposta aos novos desafios: Sínodo Diocesano de Aveiro (Georgino Rocha integra a sua apresentação num contexto mais geral), renovação pastoral das dioceses do Sul  (D. Manuel Falcão), Programa de três anos para a pastoral do patriarcado de Lisboa (José Carlos Sousa). Mas também a Igreja universal está presente pelo relato de Maria de Lurdes Belchior sobre a Assembleia Plenária da Comissão Pontifícia de Cultura, de 1992.
Ao falarmos de uma nova evangelização por meio da inculturação da fé cristã no mundo de hoje, estamos situados em pleno projecto da revista COMMUNIO, pensada, há vinte anos, como modo de dialogar à luz da fé cristã com as diversas manifestações culturais do nosso tempo. Para comemorar a fundação das primeiras edições, a alemã e a italiana, realizou-se uma sessão na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na qual, a par de outras intervenções, foi proferida a conferência de Jean-Luc Marion que nos é já possível transcrever. Uma ocasião de darmos a conhecer aos nossos leitores a Oração pela COMMUNIO, composta na Ascensão de 1983, por Hans Urs von Balthasar.

 
  KEOPS multimedia - 2006