Pgina Inicial  
revistas artigos autores noticias  
Página Inicial
Direcção e Redacção
Conselho de Redacção
Estatuto Editorial
Condições de assinatura para 2014 e 2015
Edições noutros países
Livrarias onde Adquirir
Publicações Communio
Nota Histórica
Ligações
Contactos
Pesquisa
Tema da Revista
Titulo do Artigo
Autor
Ano VII • 1990-07-15 • nº 4 • Julho/Agosto
A Universidade na Europa de hoje
 
palavra-chave
 
   

artigos
Catolicismo e cultura europeia • pág 293
Brague, Rémi
A construção da Europa e os seus valores • pág 303
Bert, Thierry
A área das Letras numa formação católica • pág 316
Newman, John Henry
Universidade e evangelização • pág 323
Stilwell, Peter
A Universidade à luz da sua história • pág 331
Castro, Zília Osório de
Os Estatutos da Universidade de 1559 e a prática religiosa • pág 339
Gouveia, António Camões
Reforma pombalina dos estudos científicos • pág 345
Brigola, João Carlos
A Universidade no liberalismo • pág 350
Nunes, Maria de Fátima
A comunidade universitária • pág 353
Moreira, Adriano
A Universidade ao serviço da comunidade • pág 362
Oliveira, Eduardo Arantes e
A Universidade hoje. Colóquio • pág 370
Bivar, António
Falcão, Maria Luísa
A Universidade portuguesa. Depoimentos • pág 375
Abreu, Paula
Correia, Maria Helena de Paiva
Santos, José Manuel Pires dos
Ravara, António Pinto


apresentação

MARIA LUÍSA FALCÃO – ANTÓNIO DE BIVAR WEINHOLTZ


A Universidade, instituição nascida na Europa medieval, fruto de simbiose fecunda entre a cultura e a Fé cristã, comemora este ano, em Portugal, sete séculos de existência. Pretendendo assinalar esta efeméride a COMMUNIO procura, com este número, contribuir para que os seus leitores se possam debruçar sobre o papel que à Universidade cabe no mundo contemporâneo, em particular no actual quadro europeu que tantas esperanças e interrogações levanta.
Começamos com um artigo de natureza filosófica em que Rémi Brague detectando na história da Europa a emergência de uma sucessão de dicotomias, interpreta-as à luz daquilo que na sua concepção é específico do Cristianismo e, levado até às últimas consequências, do Catolicismo: nos campos espiritual e temporal, unir o que é difícil de pensar conjuntamente; isolar o que é difícil de pensar em separado.
Thierry Bert distingue, no segundo artigo, os campos específicos do poder político e da sociedade civil na preservação dos valores característicos da Europa comunitária e cristã dos nossos dias chamada a ultrapassar os critérios meramente económicos.
Segue-se o conjunto das comunicações e o resumo do debate constantes do colóquio subordinado ao tema “A Universidade Hoje – nos 700 anos da Universidade portuguesa” que se realizou em Fevereiro deste ano, por iniciativa conjunta da COMMUNIO e do Centro Universitário Católico de Lisboa (CeUC). Pareceu-nos oportuno chamar assim a atenção para o papel específico das instituições universitárias para além dos problemas materiais e de natureza sindical que mais frequentemente têm vindo a lume na comunicação social. Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao CeUC por ter colaborado na concepção e ter-se encarregado da organização do encontro, à Universidade Católica que pôs à disposição as suas instalações, bem como à Rádio Renascença, que se prontificou a gravar as diversas intervenções dos participantes no colóquio.
Após a abordagem que Peter Stilwell faz do desafio que tem constituído a evangelização do mundo universitário, Zília Osório de Castro, António Gouveia, João Carlos Brigola e Maria de Fátima Nunes apresentam um panorama, ilustrado por situações concretas, da Universidade considerada à luz da sua história. Adriano Moreira analisa o mundo universitário enquanto comunidade e Arantes e Oliveira debruça-se sobre os problemas que o sector produtivo veio levantar aos estudos universitários. Resume-se por fim o debate com que se concluiu o encontro.
Comemora-se a 11 de Agosto do corrente ano o primeiro centenário da morte do Cardeal Newman. Peter Stilwell evoca, em breve introdução, esta grande figura da Igreja. Apresentam-se, em seguida, as reflexões que o Cardeal Newman fez acerca do papel que devem desempenhar as Letras numa formação universitária integral.
Este número encerra com alguns testemunhos de pessoas ligadas ao mundo universitário que nos falam da visão que dele têm a partir da posição específica que aí ocupam: Maria Helena Paiva Correia, presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras de Lisboa, José Manuel Pires dos Santos, do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências de Lisboa, António Ravara, dirigente sindical universitário e Paula Abreu, coordenadora nacional do Movimento Católico de Estudantes (MCE).

 
  KEOPS multimedia - 2006